Quem sou eu

Minha foto
Várzea Grande, MT, Brazil
Professora de Língua Portuguesa das redes municipal e estadual de educação.

domingo

SUGESTÕES DE LEITURAS - ALFABETIZAÇÃO

GUIA TEÓRICO DO ALFABETIZADO - MIRIAM LEMLE - ÁTICA


Poucos períodos da vida são tão importantes quanto os momentos iniciais da alfabetização. Afinal, esse contato com as primeiras letras será decisivo em mais de um aspecto - nele estará traçado o futuro do aluno e do cidadão. Este livro apresenta ao professor os fundamentos teóricos para a compreensão dos fatos da língua. Pois é na sala de aula, durante essa incursão inaugural no universo letrado, que é preciso falar da língua, de suas unidades, de seus mecanismos, de sua representação. É essencial, portanto, que o professor esteja disposto a encarar de maneira mais criativa e responsável o duro (porém recompensador) ofício de ensinar.


ALFABETIZANDO SEM O Bá-Bé-Bi-Bó-Bu - LUIZ CARLOS CAGLIARI - SCIPIONE
Apresenta um panorama crítico da alfabetização no mundo e no Brasil, e de seu reflexo na vida escolar dos alunos. Reúne teoria e prática da alfabetização, com produção de textos espontâneos, alfabetos, erros, ditado, cópia, leitura, interpretação de textos e ortografia. Todos esses tópicos são acompanhados de suporte técnico para aplicação das sugestões, exemplos e comentários metodológicos, pedagógicos e lingüísticos.



Princípios do Sistema Alfabético: do Português do Brasil - Leonor Scliar-Cabral - Contexto


A autora apresenta de forma sistemática e exaustiva os princípios que governam os valores das letras na leitura e a conversão dos fonemas em letras na escrita. Além de fundamentar as atividades dos que se dedicam a vencer a batalha contra o analfabetismo de fato ou funcional no Brasil, a presente obra é fonte preciosa para os professores de Língua Portuguesa em todos os níveis, inclusive como segunda língua; para revisores; para a programação na informática e na análise e síntese da fala; para os que trabalham com distúrbios da leitura e escrita e elaboram testes e estratégias de reabilitação; finalmente, sugere linhas de pesquisa a mestrandos e doutorandos para testar teorias fonológicas e a tipologia da dislexia.


Guia Prático de Alfabetização - Leonor Scliar-Cabral - Contexto

Este Guia é dedicado aos educadores envolvidos com leitura e escrita, a fim de que possam obter melhores resultados para vencer a batalha contra o analfabetismo de fato ou funcional. Baseado na obra Princípios do sistema alfabético do português do Brasil, também lançado pela Editora Contexto, explica de forma simples - e com muitas tabelas resumidas e exemplos - como as pessoas reconhecem as letras na leitura e como convertem os fonemas em letras quando escrevem. Bem fundamentados, os educadores poderão entender os processos de leitura e escrita, analisar e selecionar o material pedagógico, descobrir a finalidade das atividades em sala de aula, ordenar prioridades, detectar onde estão as dificuldades do aluno e generalizar as experiências que dão resultado.

Um comentário: